RECEITAS na Quarentena

======================================

Bolo de banana com cobertura de goiabada finíssima
Enviada por: Flora - Empório Flair

Ingredientes:
3 ovos
3 bananas grandes maduras
1 copo de açúcar
1/2 copo de óleo
2 copos de farinha de rosca
1 colher de sopa de fermento em pó

Preparo:
Bater todo os ingredientes no liquidificador e depois misturar em 2 copos de farinha de rosca misturando aos poucos.  Incluir o fermento por último.
Untar a forma (formato bolo inglês) apenas com óleo. Forno pré aquecido a 200C de 30 a 35 min. Pode misturar gotas de chocolate, castanhas, uvas passas ou damasco triturados
a massa.
Depois que esfriar, desenformar e cobrir com a goiabada finíssima.

FEIJOADA RÁPIDA
Enviada por: A Farofa

Ingredientes:
½ quilo de feijão preto
3 paios defumados
2 linguiças calabresas defumadas
1 maço de couve lavado e picado bem fininho
1 laranja
6 dentes de alho picados
2 folhas de louro
½ colher de chá de cominho – opcional
Azeite
Sal

Preparo:
Coloque o feijão na panela de pressão com água e o louro. A proporção de água é: para cada xícara de feijão, coloque 3 xícaras de água limpa. Não esqueça de checar o volume máximo de água que a sua panela permite. ⚠
Deixe em fogo alto até a panela pegar pressão. Baixe o fogo e marque 30 minutos.
Enquanto isso, lave o paio e a linguiça. Corte a linguiça em fatias mais diagonais e o paio em fatias mais ¨retas¨. Assim, quando estiver pronto, você vai poder identificar o que é o que… rs.
Pegue uma frigideira e sele as carnes. Deixe ficar dourado de cada lado. Reserve a carne.
Nessa gordura que sobrou na frigideira coloque 2 dentes de alho picados e refogue a couve rapidamente. Não deixe tempo demais pois ela vai ficar molenga e sem graça. Quando o ¨verde¨ dela estiver bem forte, pode desligar.
Quando os 30 minutos de pressão estiverem passado, deixe a pressão da panela sair, abra, coloque as carnes e deixe na pressão por mais 10 minutos. Espere a pressão sair naturalmente depois que passarem os 10 minutos.
Agora, em outra panela vamos preparar o tempero. Coloque umas 3 colheres de sopa de azeite na panela e refogue bem o alho restante. Cuidado para não queimar para não deixar a preparação amarga. Coloque ½ colher de chá de sal junto e o cominho (se gostar, ou outras ervas que vc prefira).
Abra a panela de pressão, junte o tempero, acerte o sal (lembre que as carnes defumadas já são salgadas). Se achar que o caldo está ralo, deixe no fogo mais um pouco com a panela aberta. Se tiver pouco caldo, pode colocar um pouquinho de água fervente.
AGORA: O salto triplo do gato: depois que tiver pronto coloque o suco e as raspas de uma laranja. Vc vai me agradecer eternamente! 😎
Sirva com arroz branco e A Farofa…combina com qualquer uma!!



 

SOPA DE BETERRABA
Enviada por: Marina - Despertah Granolas

Ingredientes:
6 beterrabas
1 cebola
1 cenoura
1 talo de salsão
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (chá) de açucar
1,5 L de caldo de carne
caldo de 1/2 limão
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
gomos de mão a gosto para servir
endro (dill) a gosto para servir

Preparo:
1- Preaqueça o forno a 180oC (temperatura média)
2- Descasque e corte as beterrabas em quartos. Corte um pedaço grande de papel aluminínio e coloque numa assadeira. Disponha as beterrabas no centro e regue com o azeite. Una e dobre as pontas do papel-alumínio formando uma trouxinha. Leve ao forno para assar por 50 minutos até ficarem macias - para verificar o ponto, espete as beterrabas com uma faca.
3- Descasque e pique fino a cebola. Descasque a cenoura pela parte grossa do ralador. Lave, descarte as folhas e pique fino o talo de salsão. Assim que estiverem macias retire as beterrabas do forno e reserve.
4- Leve uma panela grande ao fogo médio coma manteiga para derreter. Acrescente a cebola, a cenoura e o salsão, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 10 min até que os legumes fiquem bem macios.
5- Junte as beterrabas assadas, o açucar e o caldo de carne. Misture, aumente o fogo e deixe cozinhar até ferver. Abaixe o fogo novamente, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por mais 30 min para o caldo absorver os sabores dos legumes.
6- Transfira os legumes com o caldo para o liquidificador. Junte o caldo de limão e bata até a sopa ficar lisa. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor quente empurre e abra a tampa. Caso seu liquidificador não comporte o volume da sopa de uma só vez, bata em duas etapas.
7- Transfira a sopa batida para uma tigela e leve à geladeira por no minino 1 hora. Prove depois que a sopa estiver fria para ajustar o sal e a pimenta - após esfriar muda o sabor. Sirva acompanhado de gomos de limão, creme de leite fresco batido, dill e torradas com sardinha.
Versão refogada:
Se não quiser usar o forno, prepare a sopa coma beterraba refogada. Em vez de 6 use 4 beterrabas descascadas e raladas. Após refogar a cebola, a cenoura e o salsão por 10 min, junte a beterraba ralada e refogue por mais 2 min. Acrescente o caldo de carne, o açucar, sal e pimenta e siga com o preparo da sopa como descrito anteriormente.

Montagem:
Sirva com uma porção de coalhada seca, com um fio de creme de leite fresco e salpique a granola salgada para finalizar
Saudável e nutritiva

 

PUDIM DE CHIA COM FRUTAS E GRANOLA INTEGRAL DESPERTAH
Enviada por: Marina - Despertah Granolas

Ingredientes:
1/4 xic de semente de chia
1/2 xic de leite de côco
1/2 xic de leite da sua preferencia
3 colheres sopa de maple syrup (ou mel ou adoçante)
1 colher chá de extrato de baunilha

Preparo:
Deixar de molho na geladeira de um dia para o outro e mexer de vez em qdo para não ficar empelotado
As frutas ficam por sua conta e a granola, claro, tem q ser Despertah!

 

RISOTO DE QUEIJO AZUL DO BOSQUE COM CONFIT DE PERAS
Enviada por: Heloisa Collins - Capril do Bosque

Rendimento: serve 2 pessoas
Tempo de preparo: 25 min
Ingredientes:
220g de arroz arbório
10g de Queijo Azul do Bosque
20g de nozes
10g de manteiga
1 colher de sopa de azeite
½ cebola picada
50 ml de vinho branco seco     
1 litro de caldo de legumes
Sal e pimenta do reino moída na hora à gosto

Modo de Fazer
Coloque um pouco de azeite e a cebola na panela. Antes que doure, acrescente o arroz e frite por alguns minutos, sem deixar a cebola escurecer. Acrescente metade do vinho branco, o sal e a pimenta do reino moída na hora e deixe evaporar, mexendo sempre. A partir daí, acrescente o caldo de legumes aos poucos.
Deixe cozinhar até ficar al dente. Acrescente o restante do vinho, as nozes picadinhas, a lasca de queijo azul e a manteiga. Finalize com uma pitada de queijo  de cabra ou vaca maturado.

Dica da Chef: durante o cozimento, nunca deixe o fundo da panela secar completamente, mantendo sempre uma certa cremosidade até acrescentar a próxima concha de caldo de legumes. Um caldo saboroso é essencial para um bom risoto.  

Confit de peras
Descasque e fatie cuidadosamente 4 peras e leve ao fogo baixo com 2 xícaras de açúcar, sacudindo a panela de vez em quando pelo cabo, sem mexer com a colher. Adicione 1 pitada de sal e pimenta do reino moída na hora. Acrescente ½ garrafa de vinho branco Sauvignon Blanc aos poucos, de golinhos, até obter uma calda. Conserve em vidro na geladeira. Retire e deixe em temperatura ambiente 1 hora antes de servir.

Montagem:  Posicione o arroz no centro do prato. Rale algumas lascas de queijo caprino ou parmesão. Acrescente um pouco de nozes quebradas com as mãos, na hora. Posicione uma pequena lasca do queijo azul sobre uma das extremidades do prato. Distribua 5 fatias de pera confitada sobre o risoto. Regue o risoto com mais um fio do confit por cima do arroz e sirva em seguida. 

 

TORTA DE CHOCOLATE COM CASTANHAS PORTUGUESAS
Enviada por: Carla – Azeite Borriello
Receita típica da família Borriello, feita para os encontros de familia! 

INGREDIENTES:
- 1,2 kg de castanha portuguesas descascadas e cozidas;
- 1⁄2 xícara (chá) de Azeite Borriello;
- 500g açúcar;
- 6 colheres (sopa) de conhaque;
- 3 colheres(chá) extrato de baunilha;
- 400g de chocolate meio amargo;
- 200g de creme de leite.

PREPARO: 
Triture as castanhas portuguesas cozidas com o azeite, o açúcar e o extrato de baunilha.
Distribua a massa em uma fôrma de fundo falso, modelando e pressionando bem nas laterais para formar a base da torta. Reserve na geladeira.
Derreta o chocolate no microondas em potência média, mexendo a cada 30s.
Misture o chocolate derretido com o creme de leite, aos poucos, para formar uma ganache. Distribua a ganache pela torta e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.
Distribua as castanhas sobre a torta e sirva.

 

SHOT IMUNIDADE BEELIVING
Enviada por: Andréa - Beeliving

Ingredientes:
1 copo pequeno de água mineral
1 colher de café de pólen Beeliving
1/2 limão espremido
8 gotas de própolis Beeliving
1 colher de chá de mel de Jataí Beeliving

Preparo:
Misture bem e tome de manhã em jejum para acordar o corpo e trazer o aporte de energia e vitaminas para começar o dia fortalecendo o sistema imunológico.
Saúde!

 

MOQUECA
Enviada po: Daniel Cortez - Raiz Caiçara

Ingredientes:
1 kit moqueca
3 dentes de alho
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
1 cebola grande
1 tomate grande
1 molho de cheiro verde (cebolinho, salsa e coentro)
4  colheres de sopa de azeide de dendê
500 ml de leite de coco
50 ml de azeite de oliva( para cozinhar)
limão para temperar o peixe
sal e pimenta a gosto
150ml de molho de tomate

Preparo:
Refogue o alho e a cebola no azeite por cerca de 3 minutos ou até ficar transparente, acrescente metade do dendê (2 colheres de sopa), coloque com cuidado o kit temperado no momento do preparo (com limão, sal e pimenta do reino), de modo a não deixar muito tempo o peixe no limão.
Por cima coloque cuidadosamente os pimentões, o tomate e a cebola todos partidos em em rodelas e o cheiro verde. Adicione o restante do dendê, o leite de coco e molho de tomate. Tampe a panela após pegar fervura por 5 a 10 minutos.
Dica 1: Se puder, faça em uma panela de barro. Isso favorecerá a valorização e a conservação dos sabores.
Dica 2: utilize o caldo do peixe para fazer um pirão (como o caldo vai está bem concentrado, pode acrescentar um pouco de agua para da mais volume). Adicione farinha, mexa e leve ao fogo mexendo com frequência. Quando começar a soltar da panela, é por que o pirão está no ponto.

 

PAELLA DE FRUTOS DO MAR
Enviada por: Daniel Cortez - Raiz Caiçara

kit paella/ 2 pessoas

Ingredientes: 
1 xícara (chá) de arroz
2 xícaras (chá) de água
1 kit paella
1 pimentão vermelho cortado em tiras
2 tomates sem pele picados
1 cebolas grandes picadas
5 dentes de alho amassados
azeite de oliva extra-virgem a gosto
sal, pimenta-do-reino e açafrão a gosto

Preparo:
Aqueça uma frigideira grande com azeite e refogue os camarões com casca junto com um pouco do alho até ficarem dourados. Reserve em um prato.
Na mesma frigideira, adicione um pouco mais de azeite e refogue a cebola junto com o alho até que a cebola murche levemente.
Acrescente o pimentão cortado, o tomate picadinho e os anéis de lula. Refogue por alguns minutos.
Adicione o arroz cru, o açafrão e refogue em fogo médio até que os grãos de arroz fiquem levemente translúcidos.
Despeje a água e o sal a gosto.
Deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 10 minutos.
Em seguida, acrescente os camarões limpos e descascados.
Deixe cozinhar até que a água tenha secado, mas o arroz não pode estar completamente seco. A paella perfeita é com um arroz cremoso.
Desligue o fogo e decore com os camarões grandes fritos.
Sirva quente.

 

TARTE TARTIN
Enviada por: Maria Claudia Flora - Empório Flair

Ingredientes:
Recheio

2kg de maçã (golda ou fuji)
200 g de açúcar
100g manteigaempedaços
1 limão

Massa
60 g de açúcar
125g manteiga em pedaços
200g farinha de trigo
1 ovo

Usar uma frigideira media ou panela que possa ir ao forno. Descascar as maçãs, colocar na água com limão enquanto retira o miolo com semente. Corte cada uma em 4 pedaços.
Forrar a frigideira com o açúcar, os cubos de manteiga e os pedaços de maçã, que devem ser voltadas para cima na primeira camada.
Na segunda camada, os pedaços devem ser virados para baixo, fechando todos os espaços. Leve ao fogo baixo.
Misturar os ingredientes da massa com os dedos, menos o ovo.
Depois de misturar bem, adicione o ovo e quando a massa estiver bem uniforme, enrole no plástico filme e leve a geladeirapor 30 min. Pré aquecer o forno a 200C.
Checar o ponto do caramelo da maçã que precisa estar numa consistência mais grossa. Reserve.
Abir a massa com rolo. Cobrir a frigideira e colocar o restante para dentro formando uma borda mais grossa.
Levar ao forno em torno de 30 min a 180C ou até a massa dorar.
Deixar esfriar.
Derreter a calda rapidamente no fogo antes de desinformar.

 

TORTA DE SARDINHA
Enviada por: D. Carmen Reys

Ingredientes:

Massa:
3 xicaras de chá de farinha de trigo
1 ovo
2 colheres de manteiga
1 xícara de café de óleo
1 xicara de chá de leite morno
1 colher de fermento
Sal a gosto
Misture bem todos os ingredientes e deixe descansar por 10 min.

Recheio:
3 latas de sardinha
Tomate picado 
Cebola picada
10 Azeitonas pretas
Cheiro verde
 Azeite
Misture os ingredientes e leve ao fogo baixo por 10min.

Preparo:
Unte uma forma retangular, coloque a massa e por cima o recheio.
Finalize com rodelas de tomates.
Leve ao forno médio e asse por uns 45 min.

 

Cocada de forno saudável 
Enviada por: Thais - Natural & Healthy Vibes

(Low carb, sem glúten, sem lácteos e sem açúcar.)

Ingredientes:
3 ovos
1 xícara de chá de coco seco, sem açúcar, ralado 
1/2 xícara de chá de xylitol
1/2 xícara de chá de leite vegetal concentrado
1/2 colher de sopa de óleo de coco

Modo de preparo:
Misture os ingredientes, até formar uma massa homogênea.
Despeje a massa em ramekins pequenos e leve-os ao forno, pré-aquecido a 180ºC, até dourar.

 

CHÁ DE CASCAS DE FRUTAS TROPICAIS
Enviada por: Silvia Batista - Chama Verde

Ingredientes:
700ml de água
Cascas de 1 abacaxi
Cascas de 2 mangas
2 pedaços de canela em pau

Preparo:
Leve ao fogo e ferva tudo por 3 minutos.
Desligue a panela.
Coe metade do chá.
A outra metade do chá com as cascas, bata no liquidificador ou mixer (tire os paus de canela antes de bater). 
Coe e misture com a primeira metade já coada.
Não precisa adoçar, o abacaxi, a manga e a canela fazem o papel de adoçar o chá.
Esse chá é diurético, queima gorduras e ativa nosso metabolismo

 

ROCAMBOLE COM MASSA DE PASTEL
Enviada por: Juliana Marchetti

Ingredientes:
Massa de pastel, cerca de 50cm
8 fatias de mussarela
8 fatias de presunto
1 gema de ovo
8 rodelas de tomate
Orégano a gosto

Preparo:
Abra a massa de pastel e disponha as fatias de presunto sobre ela.
Por cima das fatias de presunto coloque as fatias de mussarela.
Por cima da mussarela disponha as rodelas de tomate.
Salpique orégano a gosto
Enrole a massa e disponha-a em assadeira untada com margarina
Pincele a gema de ovo por cima do rocambole
Leve para assar em forno pré-aquecido, 200oC, por cerca de 50 minutos.

 

STROGONOFF DE FRANGO
Enviada por: Ivan Martinelli – A FA.RO.FA

Ingredientes:
1 peito de frango
1 cebola média picada
3 dentes de alho picados
2 colheres sopa de azeite
1/2 lata de tomate pelado picado
1 caixinha de 200g de creme de leite
4 colheres de sopa de ketchup
2 colheres de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de molho inglês
2 colheres de chá de mostarda em grãos
2 colheres de chá de tomate em pó
100g de champignon
Sal e pimenta do reino moída na hora

Modo de preparo:
Corte o peito de frango em cubos de mais ou menos 3cm
Esquente bem uma panela de fundo largo e grosso, coloque o azeite.
Sele a carne de frango em etapas no fogo alto. Não coloque tudo de uma vez. Coloque os cubos separados na panela, espere selar para ir virando até que todos os lados estejam dourados. Nesse momento pode ir temperando os cubos com um pouco de sal e pimenta do reino. Reserve os cubos de frango já selados em um pote de vidro.
Na mesma panela refogue a cebola e o alho em fogo médio por uns 3 minutos.
Acrescente o tomate pelado, ketchup, mostarda, molho inglês, mostarda em grãos* e o tomate em pó. Tempere com um pouco de sal.

Dicas:
O pulo do gato dessa receita: *Acrescente a mostarda em grão…ela vai inchar com os líquidos e quando ficar pronta vai estourar na boca com um sabor super leve e delicioso de mostarda. Faz a diferença nessa receita.
E o pulo do gato 2…na verdade é só uma recomendação. Se vc tiver vinho branco em casa, coloque um pouco logo depois separar o frango selado para que o álcool evapore e o sabor fique (100ml bastam). Se vc estiver fazendo de filé mignon, use conhaque (50ml) ou vinho tinto (100ml). Fica bem bom!

 

 

COOKIES DE LARANJA E GENGIBRE
Enviada por: Natalia Grego - JOIE DE VIVRE

Ingredientes:
suco de 1 laranja 
1 col. de sopa de raspas de casca de laranja
1 xic. de aveia em flocos finos integrais
1 xic. de farinha integral
1/3 de xic. de gengibre ralado fresco
3 col. de sopa de açúcar demerara
1/2 col. de chá de canela em pó
2 col. cheias de óleo de coco
1 col. de chá de fermento em pó
1 ovo

Preparo:
Bater o ovo com o açúcar, óleo de coco e o suco de laranja.
A farinha, aveia, canela, casca de laranja e gengibre pode ir para um triturador ou mexer com colher em um bowl.
O fermento colocar por último. acrescentar a mistura líquida e juntar tudo.
Levar a massa na geladeira por 30 minutos. Esticar ela e fazer as formas desejadas dos cookies.
Colocar numa assadeira forrada com papel manteiga e levar ao forno a 180º por aproximadamente 20 /30 minutos ou até dourar (depende muito do forno). C'est tout!

 

ARROZ MALUCO
Enviada por: Paula Almeida @paulargalmeida

Tempo de preparo: 20 min
Serve 4-5 pessoas

Ingredientes:
200g de bacon
3 ovos
Arroz cozido: 2-3 xícaras
1 Cebola media em cubinhos
Batata palha
Salsinha a gosto
Sal
Pimenta do reino

Preparo:
Coloque primeiro o bacon na frigideira e deixe fritar uns 5-8 minutos e coloque a cebola.
Deixe refogar um pouco e quando tiver pronto abra um buraco no meio da panela e quebre os ovos.
Mexa só os ovos no meio até ficar igual ao ovo mexido e aí misture com o bacon e cebola.
Acrescente o arroz já cozido, tempere com sal e pimenta do reino, coloque a batata palha misture e por fim a salsinha e sirva.
Dica: Coloque a batata palha na hora de servir. Se demorar para servir a batata vai ficar mole.
Recomendo usar bacon artesanal, mas se não tiver pode usar o de supermercado mas talvez solte muita gordura então sugiro escorrer um pouco dessa gordura antes de colocar os outros ingredientes.

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

Grupo FSN - CNPJ: 24.757.311/0001-68 © Todos os direitos reservados. 2020